Por N&L Off

Boneca Ucraniana Mótanka

As bonecas sempre refletiram o mundo do povo a que pertenciam. A boneca ucraniana era não apenas um brinquedo, mas um talismã, que simbolizava a ligação sem interrupção entre as gerações e foi criada por meio de enrolamento e amarramento de tecidos e fios. Seu nome tem origem da palavra ucraniana мотати (motátê) – enrolar.

A história das bonecas é muito interessante. A primeira apareceu quase 5.000 anos atrás. Ela não era apenas um brinquedo. Acreditava-se que ela protegia a pessoa de problemas e os males, executava várias funções, tais como a proteção da casa, família, filhos, sono, economia, pessoas próximas e parentes. Mais tarde, as bonecas folclóricas na Ucrânia foram feitas de palha, tecidos, pedacinhos de roupa velha, linhas, tecendo-as com ervas secas, flores, grãos. Os ucranianos também acreditavam que este símbolo lhes traz riqueza e sucesso.

Os segredos das bonecas foram transmitidos na família, de mãe para filha. Mesmo em tempos difíceis a boneca-mótanka tinha grande importância, especialmente para as crianças que ficam felizes por cada coisinha. As pessoas idosas nos vilarejos se lembram que os brinquedos eram caseiros. Assim, podemos concluir que a boneca não estava sendo feita com uma única amostra, mas dependia da imaginação, do lugar e do momento da produção, dando-lhes uma identidade regional. As bonecas também se diferenciavam dependendo do evento. Artesãs faziam bonecas diferentes, grandes e pequenas, para o casamento, para o nascimento do bebê, para melhorar, para uma boa colheita. Se as bonecas foram feitas por crianças, essas bonecas serviam para elas como uma amiga ou conselheira. Essas tradições foram preservadas na Ucrânia até hoje. As mótankas fascinam não só as crianças, mas também os adultos, e se conseguiu entrar no seu coração, ela nunca será capaz de deixá-lo.

Resumido por Maria Cecília. Texto original Autora Anna Prosiuk

Entre em contato para encomendas pelo whatsapp 47 99161-8075

Fonte: Imagem por Negócios & Lazer