Por N&L Off

Cidade de Goiás

Gravamos na cidade de Goiás, antiga Vila Boa e Goiás Velho.

Fundada em 1729, tornando-se em seguida, a capital do estado de Goiás até meados dos anos 30.

Utilizada em discursos e comícios, hoje a Praça do Coreto é um local de encontros, e está próximo à vários pontos turísticos. Um deles o Palácio Conde dos Arcos, primeira sede dos Governadores da Província. No ano de 1961, transformada em museu, e conta a história dos 98 Governantes de Goiás, que atuaram no palácio.

Ao lado está o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, com arquitetura barroca, a Igreja foi construída em 1779, e desde 1969 sedia o museu. No local inicia a Procissão do Fogaréu, realizada na madrugada da quinta-feira santa.

O munícipio é um Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, reconhecido pela UNESCO, devido a arquitetura barroca e tradições culturais.

A Igreja Matriz de Sant’Ana construída em 1727, é também a catedral da cidade. Com arquitetura mista entre colonial e rústico, torna-se também um ponto turístico.

Sendo o mais antigo do estado, o Cine Teatro São Joaquim é palco de diversos eventos, e considerado o primeiro teatro da região Centro-Oeste.

No dia 20 de agosto de 1889 nascia na cidade, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina, poetisa, considerada uma das escritoras mais importantes do Brasil. Próximo a ponte sobre o Rio Vermelho, está o Museu casa de Cora Coralina, que possui arquitetura residencial do período Brasil Colônia, e foi a casa da poetisa, em seus últimos anos de vida, e ali pode dedicar-se a literatura.

Seguindo a rua, está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, erguida em 1734 e reconstruída em 1934.

O Chafariz de cauda foi construído em 1778, no local haviam bicas para fornecimento de água há população, e dois tanques na parte externa para os animais. Mais ao lado está o Museu das Bandeiras, concluído em 1766, construído para servir de Câmara e Cadeia, e na década de 50 foi transformado em museu.

Localizado há 8km do centro histórico, está o Mirante de Goiás, conta com estacionamento e lanchonete no local, na subida é possível ver as belezas que a natureza proporciona, e no topo, através da privilegiada vista panorâmica, contemplamos o serrado, e a rodovia de acesso a essa importante cidade. A Igreja de Nossa Senhora Aparecida, está localizada no Distrito de Areias, está construída sobre uma pequena elevação, e no dia 12 de outubro é realizada à Romaria de Nossa Senhora Aparecida.