Espinafre e suas propriedades

Uma planta rasteira com folhas comestíveis, porém com benefícios e malefícios. A hortaliça conhecida nos desenhos através do marinheiro Popeye, que após comer o espinafre o deixava muito forte, devido suas propriedades nutritivas e contém muitas proteínas e poucas calorias.

Em seus benefícios encontra-se o ferro, cálcio, magnésio e outras vitaminas. Tem presente também o folato (vitamina B9), importante para mulheres grávidas ou que tem intenção de engravidar, necessário para a formação do DNA e RNA, conhecido como ácido fólico nas farmácias. Mas é sempre fundamental perguntar ao médico responsável o que se pode comer.

O espinafre se consumido em excesso, assim como outros alimentos, pode trazer alguns problemas, um deles é através do ácido oxálico, este presente em outros alimentos como a carambola. Em alguns casos raros, através de uma quantidade elevada pode junto a outros minerais gerar problemas como cálculos renais, por gerar compostos que podem se alojar nos rins.

Mas essa planta traz mais benefícios, além de muita energia, é um antioxidante, faz bem pro coração e para o cérebro. Mas é importante consumi-lo com qualidade, verifique as folhas, estas devem estar verdes e sem manchas.

Seu modo de preparo pode ser cru, cozido, ou até mesmo frito com ovos. Quando preparado cru, importante lavar muito bem, para eliminar as bactérias, e não deixar refrigerando com carnes cruas. Bom lavar as folhas, escorrer a água e armazenar em local na geladeira sem muito contatos com outros alimentos. Na internet existe várias receitas com espinafre.

Confira a receita de torta de espinafre com tomate cereja.