Por N&L Off

Ilha do Campeche – Florianópolis

A Ilha do Campeche é um dos mais belos pontos turísticos naturais em Florianópolis. O acesso mais próximo à ilha fica a cerca de 1,6 km da praia do Campeche através do oceano Atlântico.

Para chegar à ilha é preciso contratar alguma das embarcações. Se antecipe e veja qual das embarcações mais se adequada para seu passeio. Sendo da praia do Campeche a mais próxima com duração de 10 minutos aproximadamente, outro ponto de embarque é da praia da Armação com duração de 50 minutos, por fim o embarque da Barra da Lagoa com duração de 1 hora e 10 minutos em média.

Fonte: Negócios e Lazer, 2020.

A praia possui águas claras e calmas, areias brancas e com Mata Atlântica secundária (floresta em recuperação, antes desmatada) cobrindo a maior parte da ilha. As águas claras com os costões rochosos é uma atração para realização de mergulhos ao redor da ilha.

Além de aproveitar a praia, os turistas têm a oportunidade de visitar os sítios arqueológicos da praia e do interior da ilha através das trilhas. As trilhas são feitas com o acompanhamento de guias propriamente autorizados, assim, é proibida a realização de turistas não acompanhados por esses guias.

A Ilha do Campeche é protegida conforme o Decreto Lei nº 25/1937, IPHAN publicou a Portaria nº 691 em 2009. A Ilha possui o maior conjunto de inscrições rupestres do litoral brasileiro.

O que preciso saber antes de ir?

Não existem lixeiras na ilha, não deixe nada na ilha, tudo o que você levar no passeio terá que retornar. Então se prepare e leva só o necessário e não deixe nada na natureza, ajude a preservar esse lindo lugar.

Recomendamos levar bebidas e também o seu lanche, pois a Ilha do Campeche possui um restaurante na Ilha do Campeche apenas, então tem a possibilidade de o restaurante ficar cheio. Também leve um guarda sol e cadeiras de praias, assim você se sentirá mais confortável na beira da praia.

Existe um período de tempo especifico para permanência na ilha, geralmente o horário é  das 9:00h às 17:00h. Existe um limite diário de pessoas que podem visitar a ilha.

A sua visita pode ser cancelada devido às condições climáticas, então se planeje e veja a previsão do tempo, pois o mau tempo pode impedir o acesso ao local de barcos.

Com toda a certeza, a Ilha do Campeche é um dos locais mais bonitos para se visitar. As recordações serão inesquecíveis.