Por N&L Off

Quero ser empreendedor

Por onde começo para abrir meu negócio?

Um dos primeiros passos é buscar conhecimento, parabéns, está no caminho. Agora, defina o ramo de atividade que quer empreender, e qual ou quais produtos ou serviços irá trabalhar? Todo negócio demanda de planejamento, é necessário analisar o mercado, clientes, concorrentes e fornecedores. Defina seu público-alvo, realize uma pesquisa mercadológica, com os dados é possível analisar se está no caminho certo, e quais ações serão necessárias para atrair e conquistar os clientes.

            Quando se planeja abrir o próprio negócio, se pensa em crescer, expandir. Mas para isso acontecer, com menos riscos, e por um caminho mais assertivo para alcançar seus objetivos, é preciso de um plano de negócios.

            O plano é um documento, relatório, que descreve ali todo seu negócio, objetivos e ações para alcança-los. Em resumo, irá mapear a ideia e resultar na viabilidade do empreendimento. É possível encontrar modelos na internet.

            Para atender as necessidades dos clientes, é importante ter um plano de marketing. E analisar na Gestão de produtos, as atividades dentro dos 4 “Ps”, Produto, Preço, Praça e Promoção.

            Agora, como executar a ideia, com todas essas informações? Quais procedimentos seguir? Faz parte do processo o plano operacional, que formaliza essas informações, e define um cronograma para as tarefas. Descreve a estrutura da empresa, capacidade de produção, e os responsáveis pela execução das atividades.

            É necessário um planejamento financeiro, com informações do investimento inicial, assim como uma previsão de custos, despesas e receitas. É uma ferramenta necessária para administrar as finanças, balanço, fluxo de caixa. Em resumo, organiza o setor, e transforma o projeto em realidade.

            Com tudo isso, quais estratégias preciso ter? Bom, é fundamental prever situações, fatores internos e externos, positivos e negativos. Faça um análise SWOT, identifique os fatores, irá possibilitar uma visão do cenário atual, para tomada de decisão, e as ações estratégicas a serem implementadas.

             Bom, agora é executar o planejamento, revise sempre seu plano de negócios, corrija se necessário, atualize, e deixe-o como guia.

            Escolha a modalidade da empresa e formalize seu negócio.

Fica a Dica

Negócios & Lazer